Estudo X Trabalho

24.2.11 Read Comment
Conciliar trabalho e estudo tem sido uma realidade de muitos jovens nos dias atuais. A cada ano, aumenta o número de pessoas que ingressam no mercado de trabalho e permanecem na sala de aula. Atualmente, 18,2% dos jovens brasileiros entre 18 e 26 anos, trabalham e estudam, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na opinião do adolescente Fernando Rios, 17 anos, estagiário de uma Rede de Farmácia, “começar a trabalhar cedo é bom porque traz responsabilidade”, disse. O adolescente está cursando o terceiro ano do ensino médio e começou a trabalhar na drogaria a quatro meses. Após terminar o ensino médio Fernando pretende fazer um curso técnico na área de informática.

Muitos patrões têm compreendido a importância dos jovens continuarem estudando e apóiam a iniciativa. Joelma Damasceno, gerente de uma empresa em Camaçari, afirma que nunca teve problemas em administrar pessoas que trabalham e estudam ao mesmo tempo. “Eles produzem da mesma forma que os demais”, garante.
Sirleide Oliveira, 22 anos, estudante de instrumentação e caixa de uma loja do comércio local, não nega que é cansativo. “Eu faço as atividades do curso na loja ou em casa após as 22h”. Ao concluir o curso ela pretende continuar a trabalhar e estudar.

Dicas para se manter organizado
Mantenha seu material escolar organizado e em um só lugar. Anote em sua agenda ou calendário as datas para entrega dos trabalhos e nunca deixe-os para a última hora.
Algumas partes de seu calendário não poderão ser movidas, como horários de aulas e de trabalho, isso é óbvio. Mas tente criar uma rotina em que você se adapte de forma que também possa ajustar caso apareçam outras coisas importantes.
Tenha certeza de que as pessoas que convivem com você saibam quando e onde você estará, faça um calendário geral e mande por e-mail para todos, ou use um calendário on-line que possa ser compartilhado.
O stress é um fator inevitável na vida de um estudante trabalhador, controle-o, você terá que tentar “prevenir” o stress, mas acima de tudo, aprender a superá-lo. 
Por Lenielson Pita
Quarta-feira, 29 de Abril de 2009 10:28 


 Essa vida não é para mim kkkk Tô morta com farofa!
Então é isso, povo! Beijos e até! :)

1 comentários:

Pétalas D'Alma at: 24 de fevereiro de 2011 às 18:58 disse...

Já passei dessa fase, mas compreendo que é muito complicado e o estresse é inevitável. Boa sorte! Bj

 

© 2010 Meu velho mundo novo.Blogger Template by dzignine